sábado, 19 de abril de 2008

A crise é Moral

Vivemos no auge de uma crise moral que alguns aloprados insistem em chamar de ambiental. Não dá para entender como ambiental uma crise que tem como base a opção feita pela elite dirigente do planeta de massificar o consumo e degradar o ambiente a bel prazer.
Não dá para entender como ambiental uma crise que se dá a partir de uma concepção antropocêntica que dicotomiza o ser humano do natural e o eleva a condição de soberano na natureza.
Chega de Meio Ambiente!, precisamos de um Ambiente Inteiro onde o homem se sinta parte da natureza e com ela interaja com perfeição e sinergia.
Onde consigamos um equilíbrio não apenas social-econômico mas também mental de forma ecologizada em que não haja espaço para o cultivo da violência e da ânsia pela dominação e, em contra partida, floreça a benevolência e o amor ao próximo.
Só assim os valores morais se manifestarão através da ética e batalha diária contra a natureza se encerrará.
"então haverá a paz
e homens irão se unificar
com a terra e com as estrela
entre si e com o pai..."
Estou convicto que não há outra saída para esta crise que não seja a retomada a casa terra quanto gaia. Podemos desenvolver os mais mirabolantes engenhos tecnológicos mas se não ecologizarmos nossas mentes não faremos este retorno. Precisamos re-ligar o sentido da vida à vontade de viver.

Roberto Almeida
Especialista em Gestão Ambiental

3 comentários:

Cássia Lacerda disse...

oi Roberto:)

Olha a rádio Olinda está fazendo uma homenagem aos 100 anos de Dom Helder, relembrando todas as crônicas escritas por ele, nossa muito LINDO, ouço sempre que vou trabalhar no carro, lembrei de vc!!! Muito bom mesmo, tudo escrito e dito por ele a tanto tempo atrás e parece tudo muito atual....o horário é de 05h da manhã às 09h

beijosssssssssssssss

Cássia

Cássia Lacerda disse...

Ohhhhh Roberto ???

E tú acha que eu não acesso teu blog todos os dias , não é??? rs,rs....acesso sempre!!!!
Vc passou lá no meu blog agora!!!! vi seu comentario!!!! rs,rs....Deixa Heldinho crescer mais um pouco e vocês três terão mais tempo, para aproveitar a natureza !!! viu??? Tem que mostrar a ele na prática como se se preserva a natureza!!!

Olha tudo que vc postou agora nesse seu "post" eu vivenciei na prática quando morei em Noronha, pelo menos isso lá é seguido arrisca, eles preservam aquele pedacinho de terra no meio do oceano, com tanto fervor, pois se acabar....onde será o novo "habitat" deles??? Tirei muitas lições lá quanto a isso e serve para qualquer um de nós "metropolitanos"!!!!!!!!!Como incorporei isso deles, se vejo alguém jogar o lixo fora do lixo, chego junto e educadamente peço que coloque no local adequado, e impressionante como nos dias de hoje , com tantos artigos cientificos e tudo tão a olho nú, a natureza "pedindo socorro" e muitos ingnoram tudo isso ainda!!!

Beijos,

Cássia

Cássia Lacerda disse...

Oi Roberto???

Aderi ao orkut:)...e estou tentando adcionar os nossos colegas da ETFPE, vc tem orkut??? sabe dizer se Fábio tbm tem????

Bjs,

Cássia