domingo, 9 de dezembro de 2007

Sou contra!

Tenho escrito muito sobre a temática ambiental, porém ainda não redigi nada sobre a polêmica transposição do Rio São Francisco. Os meus colegas leitores podem facilmente perceber, mesmo sem que eu tenha escrito algo a respeito, que minha posição quanto ao projeto de transposição do rio é contrária.
Ainda não será nesta postagem que arrazoarei sobre a minha posição. Quero apenas me colocar solidário ao bispo Dom cappio que a doze dia faz greve de fome para que o exército saia do canteiro de obra e paralisem os trabalho. E que o governo engavete o projeto.
Esta já é a segunda vez que o Bispo faz greve de fome. Na primeira o Lula assumiu alguns compromissos e ele suspendeu a greve. E agora?
Estou muito preocupado que desta vez realmente aconteça o pior. Pois o governo está totalmente comprometido com os grupos econômicos que lucrarão com o comércio de água que será implantado no sertão do nordeste com a transposição.
Será ruim para todos. Perderemos um dos poucos grandes nomes que ainda resta na igreja católica, sofreremos com os arrazadores impactos ambientais que a transposição trará e teremos um governo enfraquecido diante a opinião popular e internacional devido a repercussão da possível morte do Bispo.
O governo Lula tem sido importante para a classe popular. apesar de vários erros, inclusive a transposição, não é interessante te-lô enfraquecido. Mas não podemos ficar do lado de quem está defendendo, neste caso, grupos econômicos que lucrarão com o comércio de água no nordeste. Como disse o próprio Dom Cappio, o projeto de transposição é uma "farsa de marketing", que usa a imagem da erradicação da sede no interior nordestino para "aplacar a sanha pela acumulação ilimitada de capital".

Roberto Almeida

Nenhum comentário: