domingo, 25 de maio de 2008

Consumo Realizador

Estava preparando a aula desta semana e me propôs a tentar responder o questionamentos dos meus alunos relativo a sociedade de consumo. Eles,incrédulos na salvação do nosso planeta frente a degradação ambiental e muito tristes com a última perda substancial que foi a saída da competente e ética Marina do governo, depare-me com a reflexão do Leonardo Boff sobre o consumo:


"Por fim, o consumo deve ser realizador da integralidade do ser humano. Este tem necessidade de conhecimento e então consumimos os muitos saberes com o discernimento sobre qual deles convém e edifica. Temos necessidade de comunicação e de relacionamentos e satisfazemos esta necessidade alimentando relações pessoais e sociais que nos permitem dar e receber e nesta troca nos complementamos e crescermos. Às vezes esta comunicação se realiza participando de manifestações em favor da justiça, da reforma agrária, do cuidado pela água potável, da preservação da natureza, ou também vendo um filme, assistindo a um concerto, indo a um teatro, visitando uma exposição artística, participando de algum debate. Temos necessidade de amar e de sermos amados. Satisfazemos esta necessidade amando com gratuidade as pessoas e os diferentes de nós. Temos necessidade de transcendência, de ousarmos e de estarmos para além de qualquer limite imposto, de mergulharmos em Deus com quem podemos comungar. Todas estas formas de consumo realizam a existência humana em suas múltiplas dimensões.

Estas formas de consumo não custam e não gastam energia, pressupõem apenas o empenho e a abertura para a solidariedade, para a compaixão e para a beleza."

2 comentários:

Cássia Lacerda disse...

Roberto:)

Amanhã estou indo pra João Pessoa, vou passar o final de semana lá....aí liguei pra Fábio, ele mora perto da casa do meu irmão, então vamos nos encontrar....e sobre o encontro da turma eu e gil já estamos fazendo os contatos , visse???
Bjs,

Cássia

Unknown disse...

Oi tô sentido falta de novas postagens

q como sempre tem muito somar

Beijos